Escritores

Heloisa Carvalho Tapajós

Socióloga formada pela PUC-Rio, tem como ocupação principal a função de pesquisadora do Instituto Cultural Cravo Albin (1999-2011), sendo responsável pela produção dos verbetes da vertente urbana “da bossa nova aos dias atuais” do Dicionário Cravo Albin da MPB. É também pesquisadora titular do Núcleo de Estudos em Literatura e Música (Nelim/PUC-Rio) (2007-2011). Paralelamente, vem atuando em vários outros projetos na área cultural, entre os quais: pesquisa e textos do espetáculo “Bossa Nova in Concert” (Canecão, 2004, Parque dos Patins, 2005), registrado em DVD homônimo lançado pela EMI; produção de conteúdo para o website do compositor e violonista Roberto Menescal; pesquisa e textos do espetáculo “Bossa Nova 50 anos” (Praia de Ipanema, 2008); pesquisa de conteúdo, em parceria com Frederico Coelho e sob a coordenação de Júlio Diniz, para o documentário “Palavra Encantada” (2008), de Helena Solberg; pesquisa de conteúdo e revisão do texto original do livro "Música, ídolos e poder - do vinil ao download" (Nova Fronteira), de André Midani; textos da exposição “Imagens da Música na Lente de Mario Luis”, com fotos de Mario Luis Thompson (Sesc Teresópolis, 2009); produção de conteúdo didático, em parceria com Claudia Chigres e sob a coordenação de Júlio Diniz, para o DVD “Palavra Encantada”; pesquisa musical para a série de programas “No Compasso da História”, produzido pela MultiRio. Ao longo de sua trajetória, vem realizando entrevistas com vários compositores e intérpretes da música popular brasileira, e assinando matérias sobre shows e lançamentos fonográficos.


Euclides Amaral

Poeta, letrista, produtor e pesquisador de MPB. Carioca formado em Comunicação Social. Publicou os livros de poesias Sapo c/ Arroz (1979/2ª ed. 1984), Fragmentos de Carambola (1981), Balaio de Serpentes (1984), O Cão Depenado (1985), Sobras Futuristas (1986) e Cynema Bárbaro (1989). Lançou Emboscadas & Labirintos (contos/Editora Aldeia, 1995), Alguns Aspectos da MPB (ensaios, 1ª ed. 2008, 2ª ed. Esteio Editora, 2010) e O Guitarrista Victor Biglione & a MPB (Perfil Artístico, Edições Baleia Azul, 2009- 2ª ed. Esteio Editora, 2011). Entre 1999 e 2011 atuou como pesquisador musical da Biblioteca Nacional, FAPERJ, PUC-Rio, FINEP, CNPq e Instituto Cultural Cravo Albin produzindo verbetes para o site dicionariompb.com.br, também utilizados no Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira (Editora Paracatu, 2006). A partir de 1978 produziu discos para selos, artistas independentes e gravadoras. Tem gravadas parcerias com Big Otaviano, Cacaso, Carlos Dafé, Claudio Latini, Ivan Wrigg, Lúcio Sherman, Marko Andrade, Reizilan, Renato Piau, Rubens Cardoso, Sidney Mattos e Xico Chaves, entre outros. Entre seus intérpretes constam Anna Pessoa, Banda Du Black, Elza Maria e Luiz Melodia, além de vários de seus parceiros em mais de 30 composições gravadas. Gravou poemas nos CDs Conexão carioca 3 (vários/2002), Quem são os novos da MPB? (vários/2003), Boas novas (Sidney Mattos/2004), As tribos (Rubens Cardoso/2006), Receita para a vida (Claudio Latini/2006) e Desde criança sou Mangueira (Reizilan/2010).



Paulo Luna
Professor de História. Leciona na Rede Pública Municipal das cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Pesquisador de Música Popular Brasileira. Escreve verbetes para o Dicionário Cravo Albin de MPB e colaborou com a equipe do Dicionário Houaiss Ilustrado de Música Popular Brasileira. Formado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma Universidade tendo apresentado a dissertação “Dos braços de uma viola à dissonânica de uma guitarra – A tensão entre tradição e modernidade na música caipira/sertaneja”. Publicou os livros de poesia “Preparação”, “O que sobra” e “Arquibancada”. Este último com temática toda dedicada ao futebol. Participou de inúmeros eventos poéticos tais como “Terças com versos no café”, “Panorama da palavra” e “Santa Poesia”. Produziu e dirigiu os eventos “Poevila” e “Poesia no Sobrado”, ambos no bairro de Vila Isabel. Teve poemas publicados em diferentes antologias e jornais tais como Jornal Panorama da palavra; Santa poesia – Coletânea a de poemas – Edição do Casarão Hermê; I Festival de poesia do SEERJ – coletânea de poemas – Edições SEERJ; Anuário da poesia brasileira – Editora Literis; I mostra da poesia carioca – coletânea de poemas – Editora Logos; Ciranda de poesias – coletânea de poemas Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Jornal de Letras, e Revista Arrulho. Tem poemas e artigos publicados nos site Recanto das Letras, Escrita – Biblioteca de escritores, e na sessão Pérolas do ICCA, do Instituto Cultural Cravo Albin. Foi leitor guia no Círculo de Leitura da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o tema “Futebol e Literatura: Passeios das letras nos campos da bola”. Apresentou na Rádio Carioca a série de programas “Nossa terra, nossa música” dentro do programa “Desperta Rio... bom dia Brasil. Teve o artigo “Raul Torres e Florêncio – Uma dupla patrimônio do Brasil” publicado na revista Viola Caipira. Em 2007, 2008 e 2009, produziu a oficina poética “Reciclagem poética” na Escola Municipal G. Humberto de Souza Mello que resultou na edição de três livros com poemas dos alunos daquela instituição de ensino. Nos anos de 2008, 2009 e 2010, teve poemas publicados na revista Renovarte da União Brasileira de Escritores.
 

Sérgio Gramático Júnior. 
Carioca, 39 anos. Poeta, jornalista, escritor.  
Formado pela Facha.
Autor do livro “Maçu da Mangueira – Primeiro Mestre-Sala do Samba”. Autor dos livros de poesia:  “São só poesias”, “Palavras que se amam e formaram versos” , “Eu, a poesia e vício-versa” e “Carnaval de poesias Co-autor e roteirista do curta-metragem “Velha Guarda da Bateria da Mangueira”.
Co-organizador da roda de samba Morada do Samba, no bairro de Botafogo.
Diretor do bloco carnavalesco Rebarbas.
Premiações em concursos literários: - Talentos do Rio em verso e prosa – Banco do Brasil /2001; - Onde está o Poeta? – Sociedade Hebraica / 2002; - Banco de Talentos – FEBRABAN / 2003; - Onde está o Poeta? – (hors-concours) – Hebraica / 2003; - XI Concurso de Poesia Cruz e Sousa – Clube Brasileiro de Escritores e Poetas – 2004; - III Olimpíada Cultural – Clube Amigos das Letras / 2006; - Antologia Vozes de Aço III – Editora PoeArt / 2008; - Concurso de Poesia Abraci – Abraci Cultural / 2008;